Aposentadoria Plena

SOBRE A APOSENTADORIA PLENA
HOME | SOBRE A APOSENTADORIA PLENA

NOSSA TRAJETÓRIA

Foto histórico

Juliana e Cristineide se conheceram em 2010. Cristineide era coordenadora do Programa de Preparação para Aposentadoria da Universidade de Brasília (UnB), o Viva Mais!, e Juliana havia sido aceita para atuar como facilitadora voluntária no Programa, após retornar do seu mestrado em Portugal. Ambas já tinham interesse em estudar os fatores que influenciam na vivência de uma aposentadoria bem-sucedida e de um envelhecimento saudável. Nessa época, Juliana ingressou no Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida), coordenado pela Professora Sheila Giardini Murta do Instituto de Psicologia da UnB, e Cristineide já fazia parte dele. De 2010 pra cá, as duas se tornaram cada vez mais próximas e parceiras: para escrever, para oferecer consultoria, para compartilhar seus medos, anseios e sonhos.

Juntas tiveram a ideia de criar o projeto Aposentadoria Plena em 2017 quando estavam conversando sobre a distância entre o mundo acadêmico e o real. “Passamos quatro anos no doutorado adquirindo uma quantidade imensa e riquíssima de conhecimentos e levamos muito tempo para retornar esse conhecimento à sociedade brasileira por meio de publicações”. Assim, elas decidiram investir em um espaço (este site) que possa levar a vocês, brasileiros e brasileiras, os resultados de estudos científicos de uma forma simples, clara, leve e divertida. Além disso, criamos esse site para divulgar notícias, eventos, filmes e pesquisas sobre esses assuntos. 

Outro motivo que nos impulsionou a criar a Aposentadoria Plena e oferecer palestras, cursos e consultorias nesta área foi observar que nosso trabalho se diferencia das demais consultorias pela robustez teórico-metodológica. Temos paixão pelo saber e queremos oferecer um serviço personalizado para que trabalhadores de todas as idades e gestores de organizações públicas e privadas sintam que suas demandas foram plenamente atendidas.  

Visão

Ser reconhecida como uma fonte confiável de informações e serviços nessa área no Brasil.

Missão

Oferecer conhecimentos e serviços sobre educação para aposentadoria e envelhecimento ativo à população brasileira sob o olhar da Psicologia Clínica, da Saúde e Organizacional.

Valores

Qualidade, Responsabilidade, Inovação, Solidariedade e Honestidade.

QUEM SOMOS

Juliana SeiDl

CRP 01/15473

Psicóloga, formada pela Universidade de Brasília, em 2008. Se tornou mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos em 2010 pela Universidade de Coimbra (com mobilidade na Universidade de Barcelona), quando começou seus estudos sobre envelhecimento e aposentadoria. Entre 2010 e 2015, Juliana trabalhou como analista de Gestão de Pessoas da VÉLI RH, consultora do Ministério da Saúde (Programa Fortalecendo Famílias) e bolsista do Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Brasília. Em 2016, se tornou Psicodramatista pela Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama, conduzindo um grupo psicoeducativo sobre preparação para aposentadoria. Desde 2015, cursa o doutorado na Universidade de Brasília em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO/UnB). De agosto de 2017 a julho de 2018, Juliana está realizando o doutorado sanduíche na Universidade da Flórida (Gainesville, Estados Unidos). Os principais temas do seu doutorado são planejamento para aposentadoria, processo de tomada de decisão, ageismo e gestão da diversidade etária nas organizações. Juliana adora viajar, aprender novas línguas, ouvir, dançar e cantar um bom samba de raiz. Recentemente, começou a fazer aulas de circo e acroyoga.

Cristineide Leandro-França

CRP 01/6740

Psicóloga, formada pela UNIPÊ, João Pessoa-PB, em 1994. Em 2014, concluiu o mestrado em Psicologia Clínica e Cultura, pela Universidade de Brasília (PPG-PSiCC/UnB). O objeto de pesquisa do seu mestrado foi desenvolver e avaliar um modelo de intervenção breve para planejamento da aposentadoria. Em 2015, realizou estágio de doutoramento (doutorado sanduíche), em Netherlands Interdisciplinary Demographic Institute, vinculado à Groningen University, Holanda, com foco no desenvolvimento e avaliação de programas de preparação para aposentadoria e no envelhecimento ativo. Em 2016, se tornou doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. No doutorado avaliou os efeitos de três formatos (longo, breve e testemunho) de ações direcionadas ao planejamento da aposentadoria. Desde 2008, trabalha como psicóloga da Universidade de Brasília e atua na Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida/Decanato de Gestão de Pessoas realizando acompanhamento psicológico aos servidores, coordenando e mediando ações de curta e longa duração no Programa de Preparação para Aposentadoria (Viva Mais!). Na Universidade de Brasília, exerceu cargos de Coordenadora de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (2009-2010), Diretora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (2010-2011) e Professora Substituta no Departamento de Psicologia Clínica (2016-2017). Além disso, Cristineide é supervisora de estágio de alunos de Psicologia da UnB na área de intervenção psicossocial direcionada a aposentados/as e associada fundadora da BRAPEP – Associação Brasileira de Pesquisa em prevenção e Promoção em Saúde, Brasil. No tempo livre, ela adora estar com a família e amigos, praticar yoga, andar de bicicleta, ir ao cinema, teatro e museus, cultivar orquídeas e visitar livrarias, pois ler é um dos seus hobbies favoritos.

Cristineide e Juliana são integrantes do Grupo de Estudo em Prevenção e Promoção da Saúde Mental no Ciclo da Vida (GEPPSVida), do Instituto de Psicologia da UnB, e possuem publicações de livros, capítulos e artigos em conjunto e com outros especialistas. Elas adoram trabalhar, pesquisar, escrever e publicar sobre aposentadoria e envelhecimento ativo e esperam que vocês gostem e adquiram informações úteis aqui, no site da Aposentadoria Plena.